A maior parte dos paulistanos conhece ou já ouviu falar das paredes coloridas do “Beco do Batman” na Vila Madalena. O que poucos sabem é que em Long Island em Nova York existe um complexo de prédios com 19 mil m² de paredes grafitadas por mais de 200 artistas do mundo inteiro. Inicialmente o edifício foi uma maneira de encorajar grafiteiros a expor seu trabalho e acabar com o vandalismo pela cidade. Hoje o prédio concentra é um dos pontos mais cobiçados para se montar um ateliê ou estúdio de arte com um aluguel de 600 dólares.
O nome 5 Pointz, significa a união dos cinco bairros ao redor apesar de hoje conter murais de canadenses, brasileiros, suíços, japoneses e holandeses. Em São Paulo a rua Afonso Gonçalo, o Beco do Batman, é uma viela charmosa grafitada por todos os lados inclusive em seus paralelepípedos. Os desenhos mudam esporadicamente e a única condição é que os artistas precisam discutir os projetos dos murais com seus moradores antes de executá-los.
Cenário para sessões fotográficas e filmagens, esses lugares coloridos além de criarem uma atmosfera de história em quadrinhos no meio do cinza de suas cidades já foram palco de videos de músicos como Mobb Deep, Rahzel, DJ JS-1, Boot Camp Clik, Joan Jett, e Joss Stone.
Mural grafitado no Beco do Batman em São Paulo |
Mural grafitado no Beco do Batman em São Paulo |
Vídeo Tell Me 'Bout it de Joss Stone Gravado em meio ao complexo 5 Pointz
Nenhum comentário:
Postar um comentário